Pesquisar produto

A minha Ilha - O Paraiso


O Paraiso
O Pico, segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, está localizada a oeste de Portugal Continental, aqui, encontra-se a o ponto culminante do território português, o pico do Pico com 2351 metros de altitude. A ilha tem 447 km2 de superficie, 42 km de comprimento e 15,2 km de largura máxima.

Habitada apenas por 20 000 pessoas, torna esta ilha única no seu habitat, nomeadamente nas suas grutas, lagoas, portos marítimos e piscinas naturais. A subida à montanha é a maior de todas as atracções. Lá do cimo avistam-se as ilhas de São Jorge, Graciosa, Terceira, Flores e Corvo.

A sua descoberta não é conhecida, no entanto, o seu povoamento iniciou-se por volta de 1480 com portugueses vindo do norte de Portugal Continental.

A primeira vila na ilha foi as Lajes, seguida pela vila de São Roque, em 1542. O seu meio de subsistência encontrava-se no cultivo do trigo, do pastel - planta tintureira exportada para a Flandres e na cultura da vinha.


As suas terras foram lavradas e exploradas e onde outrora se encontravam biscoitos e mata, encontramos agora, transformada pelo ardo trabalho dos seus habitantes, em pomares e vinhedo, donde vem o verdelho do Pico que durante mais de duas centenas de anos, atingiu fama internacional, sendo apreciado em vários países como é o caso da Inglaterra, América e Rússia.

Em meados do séc. XIX, a ilha do Pico é atacada e são destruídas as vinhas. A recuperação é lenta e faz-se à base de novos bacelos.

Não menos importante temos a presença dos baleeiros americanos nas águas dos Açores nos finais do séc. XVIII, que acabaram por introduzir um novo pólo de actividade na ilha, que ainda hoje pode ser recordado no Museu dos Baleeiros.

O Pico é hoje, uma ilha de visita obrigatória para todos os que gostam da natureza.


Sem comentários:

Enviar um comentário